Saiba como fazer a consagração a Virgem Maria conforme o Tratado da Verdadeira Devoção
Tendo em vista a riqueza que é este pequeno livro, não podemos deixar de recomendar insistentemente que se leia o livro antes de começara a preparação para a consagração. Esta leitura é necessária para conhecer esta devoção, que é a consagração total a Virgem Maria. O Tratado nos ajuda a conhecer a nós mesmos, nossas misérias e fraquezas, e nos faz tomar consciência da necessidade do auxílio de Nossa Senhora. O livro também nos ajuda a conhecer a Virgem Maria, a quem nos consagraremos e a Jesus Cristo, que é o fim último da consagração.
Depois da leitura do Tratado, escolhe-se uma data para fazer a consagração. Não há nenhuma indicação no Tratado, mas costuma-se fazer a consagração em uma data mariana.
A escolha da data para a consagração a Virgem Maria pelo método do Tratado de São Luís Maria Grignion de Montfort é muito importante. Pois, este dia será significativo para toda a vida de quem se consagra a Maria. Se já é um dia especial, será ainda mais significativo, pois a consagração é um marco na vida de quem se entrega totalmente nas mãos da Virgem Maria. O dia da consagração é um dia de celebração, de alegria, de ação de graças. Pois, quando nos consagramos totalmente a Nossa Senhora, nos fazemos escravos da Virgem Maria, nos entregamos inteiramente a Jesus Cristo. Isso significa viver uma vida cristã verdadeira, significa viver o Reino de Deus aqui na terra, pois o Reino acontece num coração no qual Jesus reine, seja Senhor!
O dia da decisão de viver sob este senhorio, de consagrar-se pela escravidão total a Nosso Senhor Jesus Cristo pelas mãos da Imaculada Virgem Maria, marca as nossas vidas. Parece até contraditório dizer que o dia no qual nos tornamos escravos é um dia de alegria. Porém, quando vivemos esta “escravidão de amor”, vivemos uma liberdade interior que só pode ser explicada pela presença de Jesus em nossa vida. Ele é o Reino de Deus em pessoa e a sua presença em nós é motivo de júbilo, de alegria, ainda que em meio a muitos sofrimentos.
São Luís Maria, no Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, diz que: “esta devoção dá, às pessoas que a pratiquem fielmente, uma grande liberdade interior, que é a liberdade dos filhos de Deus” (TVD 169). Segundo ele, pela consagração a Maria, nos fazemos escravos de Cristo e a consequência disso é que Ele tira de nós todo medo, que escraviza e perturba a alma. Jesus também aumenta em nós a confiança em Deus como Pai, inspirando um amor terno, de filhos (cf. TVD 169).
Nesta liberdade de filhos de Deus, somos chamados a escolher o dia da nossa consagração com toda a confiança em Jesus e Maria. Aconselha-se que a consagração seja feita em uma data mariana, de sua particular devoção ou não, e que este dia seja também confiado a Nossa Senhora. Certamente Ela lhe mostrará qual é a melhor data para fazer sua consagração. Duas datas importantes, no que diz respeito à consagração à Virgem Maria, são o dia 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição de Maria e o dia 28 de Abril, dia de São Luiz Maria. O Papa Leão XIII, que foi consagrado a Virgem Maria, concedeu indulgência plenária a quem fizer ou renovar a consagração (desde que a pessoa tenha se confessado recentemente e reze um Pai-nosso, uma Ave-Maria, e um Glória, pelas intenções do Papa), segundo o método do Tratado de São Luís, em um desses dias.
Para escolher a data da consagração, deve-se considerar também que antes é preciso ler o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem” e fazer a preparação para a consagração. Este tempo é de 30 ou 33 dias, conforme o livro que se usa para fazer preparação. Pode-se fazer a preparação somente usando o Tratado, com as indicações nele existentes, mas ter um livro como base ou fazer a preparação em grupo, com pessoas que já fizeram a consagração, é aconselhável.
Por fim, resta dizer que o dia da consagração é importante, não pela data em si mesma, mas por causa da consagração, da escravidão a Virgem Maria. Esta data é importante porque é o dia que você se entregou ou se entregará totalmente a Jesus pelas mãos de Maria. Fazendo-se escravo de amor, ou consagrado, a Nossa Senhora estamos mais próximos de Jesus e de Seu Reino e isso é motivo de grande alegria. Reino este, que se realizará plenamente quando o Imaculado Coração de Maria trinfar no coração de cada consagrado (cf. TVD 217).
Esta preparação pode ser feita somente recitando as orações indicadas no Tratado (cf. TVD 227-230). Porém, recomenda-se também o uso de livros próprios para a preparação (exercícios espirituais para a consagração), e se faça as reflexões propostas para cada dia antes de fazer as orações. Outra coisa que ajuda é fazer a preparação para a consagração em grupo, pois, apesar da consagração ser pessoal, ela tem um caráter comunitário. Nesta preparação em grupo, pessoas que já fizeram a consagração e se disponham a ajudar são bem-vindas para orientar quem se prepara. Próximo do final da preparação, recomenda-se fazer uma boa confissão.
Após a preparação, no dia da consagração deve-se participar da Eucaristia e depois da comunhão se faz a consagração conforme a fórmula prevista no Tratado (cf. TVD 231). Caso não seja possível a participação da Santa Missa, pode-se fazer a consagração diante de uma imagem de Nossa Senhora. A fórmula da consagração deve ser escrita antes, de preferência de próprio punho. Depois da consagração, quem se consagrou assina a folha com a fórmula e, se houver um Sacerdote ou outra pessoa que possa ser testemunha, ele também deve assinar. São Luís Maria recomenda que a consagração seja renovada todo ano, na mesma data que foi feita pela primeira vez, com as mesmas orações preparatórias (cf. TVD 233). Certamente, esta devoção a Nossa Senhora, ensinada por São Luís Maria, será de grande auxílio na nossa busca pela fidelidade à Igreja e aos mandamentos de Deus. Dessa forma, pelas mãos da Virgem Maria, nos aproximamos cada vez mais de Nosso Senhor Jesus Cristo e do Seu Reino.
Logo abaixo, temos o link do "Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem" e os "Exercícios Espirituais", em formato PDF, pronto para download.
"Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem - PDF"
"Exercícios Espirituais - PDF"
0 comentários